terça-feira, 4 de agosto de 2009

Egressos e professor da Estácio visitam stand da Instituição

Gisele Colombo -Egressa de Jornalismo da FESCG. Atualmente Gisele trabalha como coordenadora de imprensa da Fundação de Cultura de MS
Nicole Caballero a direita- Egressa de Jornalismo da FESCG

Docente Valdemir Galeano


Eddie Gutemberg- Egresso de Publicidade e Propaganda. Atualmente Eddie trabalha como gerente de marketing na TV Morena


Reginaldo Oliveira- Egresso de Publicidade e Propaganda. Atualmente trabalha como supervisor de produção da TV MS






segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Bonito de ver...

Durante os dias de Festival o movimento no município começava cedo. Pessoas de vários lugares do mundo, cores que davam vida e arte por todo lugar. O Festival de Inverno de Bonito foi uma viagem a cultura Sul-mato-grossense que surpreendeu em cada detalhe, e a Estácio estava lá fazendo a diferença. Enquanto crianças corriam por toda parte, jovens apaixonados se refrescavam sentados na grama da praça principal, tudo para prestigiar o que o evento tinha de melhor. Afinal de contas, opção do que fazer é o que não faltou, a cada hora surgia uma atração nova. Tinha artistas de rua, música, teatro, exposição, artesanato e tantas outras apresentações que fez de Bonito um cenário lindo de se ver, viver e aprender.

"Não tenho caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar", Thiago de Mello.

sábado, 1 de agosto de 2009

Seu Jorge


SOBRE O SHOW DO SEU JORGE, SÓ DIGO UMA COISA: SE VOCÊ NÃO ASSISTIU EM BONITO, NÃO PERCA EM CAMPO GRANDE, DOMINGO NO PARQUE DAS NAÇÕES NO PROJETO MS CANTA BRASIL.

CONSEGUIMOS UMA ENTREVISTA NO FINAL DO SHOW. JOSEANE MARQUES, NOSSA ACADÊMICA DE JORNALISMO, ROUBOU A CENA COM UMA PERGUNTA QUE FOI ELOGIADA PELOS JORNALISTAS PRESENTES E PELO SEU JORGE... MAS ISSO É MELHOR ELA MESMA CONTAR.

Festival contribui para a prática acadêmica

A Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande além de apoiar o Festival de Inverno de Bonito proporciona aos alunos a prática acadêmica. De acordo com a diretora geral, Juliana Valle, essa é uma oportunidade de incentivo da Instituição que está sempre preocupada em formar profissionais aptos para exercer a carreria profissional: "Essa é uma experiência única. Tudo que está sendo vivenciado aqui só a prática permite. Além de apoiarmos a arte e cultura , divulgamos a Faculdade", afirma.

Já são quatro dias de evento com diversas atrações. Hoje no final da noite tem show do Caetano Veloso.

Abaixo, algumas fotos do festival:

Diretora geral, Juliana Valle, durante abertura do Festival.
Coletiva de imprensa com Seu Jorge


Seu Jorge anima o público na terceira noite do Festival

O poeta Thiago de Mello, um dos homenageados do evento em bate papo literário, no ecoespaço.


Fotos: Natália Rios

sexta-feira, 31 de julho de 2009

História da Música de MS



Hoje de manhã fizemos a cobertura do lançamento do livro “A Música de Mato Grosso do Sul”, de Maria da Glória Sá Rosa e Idara Duncan, no Ecoespaço. A obra é o resultado de três anos de pesquisa e vem para suprir uma carência de registro da história musical do estado. Destaca-se a parte denominada jornalismo cultural, em que foram ouvidos críticos, pesquisadores e produtores que analisam as influências indígena, boliviana, paraguaia, além das provenientes das diversas correntes vindas de outras regiões brasileiras.
Nossa futura jornalista, Joseane Marques, entrevistou as autoras que destacaram que a música é a representação cultural mais significativa do estado, com profunda influência da natureza exuberante do nosso estado, de pantanal e de Bonito.
Nada mais lógico, então, que unir natureza e música neste festival.



PS. Maria da Glória Sá Rosa mandou um abraço pra sua neta, Amanda Kaiper, estudante de publicidade da FESCG.

PRESERVEM OS CABELOS CACHEADOS

APROVEITANDO A PROPOSTA DO FESTIVAL, DE PRESERVAÇÃO DO NATURAL, VANESSA DA MATA DEFENDEU COM CONVICÇÃO OS CABELOS NATURALMENTE CRESPOS E CACHEADOS CONTRA A OS CAPITALISTAS DA INDÚSTRIA DAS CHAPINHAS, QUE ENRIQUECEM DEIXANDO TODAS AS MULHERES IGUAIS.
E É SENDO DIFERENTE COM SUA EXUBERANTE CABELEIRA CRESPA, E SUA VOZ SUA E AFINADA QUE A CANTORA CONQUISTOU SEU ESPAÇO NA CONCORRIDA MPB FEMININA E NO CORAÇÃO DO PÚBLICO DO FESTIVAL DE INVERNO.
SAÍ DO SHOW NÃO SABENDO O QUE ME FASCINOU MAIS, A LINDA VOZ OU A CABELEIRA.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Família Espíndola

Uma pluralidade de vozes que retumba no centro-oeste e que volta e meia encanta o Brasil.

Estou ouvindo neste momento o maior sucesso de Tetê Espíndola: Escrito nas Estrela.
Impossível ficar indiferente.

Um prazer ouvir todos juntos. Canta Espíndola, canta!

*foto Natália Rios

Bonito heim!


Igor, acadêmico de publicidade em visita ao nosso stand.
Tirou foto, mas levam falta... devia estar assistindo aula, nem adiantam me pedir que não vai ter abono, rs!
Abraços.

Estácio em Bonito entrevista ícone do fotojornalismo



Por Joseane Marques

A Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande, presente no 10º Festival de Inverno de Bonito, entrevistou na manhã de hoje, 30/07, o repórter fotográfico Roberto Higa, um dos homenageados do evento.

O cenário é o balneário municipal, a 7km do centro de Bonito. Com o seu olhar atento, Higa já chega fotografando diante de uma natureza que, conforme ele mesmo relata, “dá vontade de abraçar”. Com mais de 30 anos de profissão, o fotógrafo além de deixar evidente sua paixão pela fotografia, mostra por meio dos seus trabalhos a necessidade de fazer com que as pessoas tenham consciência ambiental. “Só se ama e respeita aquilo que você conhece”, afirma dizendo que o Sul-mato-grossense precisa conhecer mais o próprio país.

Higa que já passou quase um dia inteiro esperando para fazer uma foto, comenta que ser homenageado é resultado da sua persistência ao longo desses anos de profissão. “Esse festival ajuda a contribuir na preservação ambiental, pois temos que sair das frases e deixar de tratar a natureza como modismo”, diz.

E para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do fotógrafo e de outros artistas, as obras podem ser conferidas no Ecoespaço, em Bonito, até sábado.

Foto: Natália Rios

ECOESPAÇO

Ecoespaço, um dos ambientes mais interessante do festival, voltado para os temas ambientais e abrigando exposições de fotografia, instalações de arte, shows musicais e apresentações cênicas.

Juliana, Kássia e Natália comprovaram o conforto das poltronas e puff feitos de garrafas pet dos designers Eduardo e Rudi Webster.

A exposição de Roberto Higa é uma aula de fotojornalismo.

As luminárias feitas com bagaço de cana pelo grupo de moradores em situação de rua Casa de Oração do Povo da Rua encantaram nossa quase jornalista graduada Joseane.

As instalações do sul-africano Neil Preece impressionam.

Mais Neil Preece

As cadeiras do designer Rodrigo Maciel fascinaram todos nós. Arte é incorporar o inusitado ao cotidiano.

Gravuras de Rodrigo Maciel

Nautimodelismo, esse projeto dos artistas Meola, tetê e Cristiano Cardoso procura contar a história da navegação. A riqueza de detalhes é torna essa trabalho um dos mais complexos que já vi nesse tipo de montagem.
Amanhã no espaço haverá a apresentação do espetáculo teatral "Paredes Revisitadas" do grupo Mercado Cênico, tenho ouvido excelentes comentários sobre a peça e pretendo assistir e postar.

Abraços

*as fotos são de Natália Rios

40 anos cantando as dores do pantanal



Ontem à noite na abertura do evento tivemos a cada vez mais rara oportunidade de assistir o show do grupo ACABA.
Pra quem não conhece, esse grupo é uma das mais importantes referencias culturais do estado. São 40 anos de pesquisa do folclore mato-grossense e sul-mato-grossense transformado em música. Talvez, se não existisse o ACABA, hoje não conheceriamos alguns dos ritmos mais importantes de nossa cultura, como o cururu.
Música da mais alta qualidade. Momento especial a participação do Marcelo Loureiro.
Show!

Fogos

Vendo a queima de fogos uma amiga jornalista comentou emocionada:
Queima de fogos é brega! Mas é lindo!
Concordo ;)


Tire suas próprias conclusões!
Abraços

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bonito para encher os olhos



Oi gente!!

Quanto aprendizado... isso porque ainda estamos no segundo dia de festival. Bonito está lindo com pessoas animadas, uma super estrutura e atrações pra lá de bacana. Ontem participei da coletiva de imprensa com o governador do Estado e logo depois acompanhei a captação de imagens do show da Elba Ramalho. Aqui estou fazendo jus aos meus três anos e meio de graduação em jornalismo (falta pouco pra terminar), colocando em prática o que estou aprendendo com os profissionais da Instituição, afinal de contas trabalhar com gente que entende do assunto é outra coisa! É a Estácio ajudando a escrever a minha história.

Hoje tem show da Vanessa da Mata. Isso aqui está uma loucura de tanta correria, e os próximos dias prometem... Continuem acompanhando!

Ah, acabei de tirar uma foto com uma cobra, a tal da piton... hehe

Um grande beijo,

Joseane Marques

Dia cheio, internet lenta!


O festival vai ser aberto oficialmente, às 20 horas. pelo governador André Puccinelli. O evento promete, de manhã acompanhamos a montagem da árvore n.º 1, projeto de arte de rua do artista plástico paulista Jaime Prates.
À tarde terminamos a montagem da estrutura do nosso stand, com a colocação de uma tv de plasma.
Pela passagem de som do grupo ACABA o show promete. O grupo tem 40 anos de história, pesquisando nosso folclore, principalmente o musical. Destaque para a participação especial do violeiro Marcelo Loureiro.
Em breve postaremos muitas coisas, só não conseguimos até agora porque nossa internet 3g tá muito lenta.

E pra quem planeja vir para Bonito após as aulas, traga casacos porque está esfriando.

Chegamos!

10º Festival de Inverno de Bonito, a festa do ecoturismo, da natureza e cultura. 50 mil pessoas, mais de 20 atrações de renome. Tudo isso junto e a Estácio não podia ficar de fora!
Uma equipe formada por professores, alunos e técnicos dos cursos de comunicação social - publicidade e jornalismo - vai mostrar as atrações, curiosidades, agitos, baladas, bastidores e making off.
É a Estácio Campo Grande escrevendo a história do 10º Festival de Inverno de Bonito pra você.

Chegamos em Bonito


Chegamos ontem, dia 28 às 15 horas. Muito calor e alguma chuva no caminho. A cidade está muito bonita, o túnel cenográfico ligando a grande tenda à praça impressiona logo de cara. Eu, que já fiz a cobertura de 4 festivais, gostei muito da estrutura compacta que facilita o acesso às atrações.
O nosso stand na praça central ficou muito bonito, e quem quiser nos visitar será muito bem vindo, afinal aqui é o espaço para os alunos da FESCG.

Abraços